
Tomar um chá quentinho antes de dormir ou após o almoço é um hábito que muitas pessoas possuem, afinal a bebida milenar traz inúmeros benefícios para a saúde!
O chá é uma das bebidas mais antigas e consumidas do mundo, ficando atrás apenas da água. E hoje vamos nos dedicar a falar um pouco dela.
Chás com com propriedades calmantes e digestivas como boldo, erva-doce, hortelã e macela, são uma boa solução caseira para combater os gases, a má digestão, que causa sensação de barriga inchada, arrotos frequentes e até mesmo dor de cabeça.
Mas você sabia que não deve tomar chá logo após as refeições?
☕️ Quanto tempo devo esperar para tomar chá após as refeições?
O ideal é esperar uma hora depois de comer para tomar a bebida, pois alguns estudos mostram que o chá pode inibir a absorção de alguns nutrientes.
No caso do chá-verde, algumas substâncias podem atrapalhar o aproveitamento do ferro das refeições, o que é ruim para pessoas com anemia ou tendência a ter o problema.
☕️ Principais benefícios do consumo de chás
Acalma a mente
Melhora a qualidade do sono
Diminui os níveis de colesterol no sangue
Ajuda a desintoxicar o organismo
Controla a pressão arterial
Reduz o risco de câncer
Reduz as chances de problemas cardiovasculares
Auxilia no processo de emagrecimento
☕️ 7 Chás que ajudam na digestão e combatem os gases intestinais
1: Chá de Boldo
O Boldo é uma planta medicinal que estimula o fígado a metabolizar as gorduras, tornando-as menores e mais fáceis de serem digeridas, aliviando os sintomas de indigestão.
2: Erva Doce
Possui propriedades que estimulam a produção de fluidos intestinais, é capaz de estimular o processo digestivo, aliviando sintomas de estofamento de estômago, dor gástrica ou arrotos frequentes.
3: Hortelã-Pimenta
Possui ação digestiva e anti-espasmódica capaz de equilibrar o processo digestivo e aliviar espasmos intestinais que também podem provocar dor de estômago devido ao acúmulo de gases intestinais ou em casos de intestino irritável.
4: Tomilho com poejo
Este chá é eficaz porque estas plantas medicinais possuem propriedades que auxiliam a digestão dos alimentos, alcançando ótimos resultados em pouco tempo.
5: Macela
Possui propriedades calmantes e digestivas que são eficazes no combate a indigestão.
6: Chá verde
Estimula a produção de ácidos estomacais sendo uma ótima opção de remédio caseiro para quem está sentindo o estômago cheio e sofre com arrotos frequentes.
7: Chá de erva-doce com espinheira santa e boldo
Estas ervas possuem propriedades que ajudam na digestão dos alimentos e limpam o fígado, tendo efeito rapidamente.
☕️ 8 cuidados para escolher e tomar um bom chá
1: Observe se na embalagem do chá há o nome científico da planta para identificar se é a espécie correta para consumo.
2: Procure orientação profissional para saber a dosagem e preparo corretos, pois alguns compostos podem ser alérgicos e há contraindicações bem específicas.
3: Não é por ser natural que você pode tomar o dia todo e o quanto quiser, cada chá tem sua recomendação de ingestão.
4: Grávidas e lactantes não devem tomar chás fitoterápicos.
5: Se você for usar a planta fresca, compre de um local de confiança e pergunte a procedência. Se possível, prefira ervas orgânicas.
6: Cuidado com mudas encontradas na rua ou em locais em que as condições de cultivo sejam suspeitas. Nesse caso, o ideal é replantar em casa e aproveitar a segunda geração.
7: Para flores e folhas frescas, ferva a água, desligue e só então coloque as ervas e abafe por aproximadamente dez minutos.
8: Para raízes e cascas, é preciso fazer uma deccoção: coloque na água e deixe fervendo durante cinco a dez minutos.
🗣️ Agora queremos saber de você
Você costuma tomar chá após as refeições?