No filme Divertidamente nos deparamos com os sentimentos que povoam a nossa cabeça. Alegria, Medo, Nojo, Raiva e Tristeza interajem entre si fazendo que nossos próprios sentimentos durante o filme se misturem e a gente de risada e no minuto seguinte já caem as primeiras lágrimas dos olhos.
Mas você sabe o que significa cada um desses sentimentos? A psicóloga Luisa Anzolin em sua coluna para o portal de notícias de saúde Infohealth explicou cada um desses sentimentos, confira!

Diz respeito a nos sentirmos satisfeitos, prestigiados, acolhidos, aceitos, adequados e adaptados. Ela tem como função principal mostrar que acontecimentos positivos ocorrem e também possibilita que tenhamos vínculos afetivos saudáveis.
Em excesso, a alegria pode representar um estado significativo de alteração no humor; em falta, pode representar um estado de frustração, decepção, descontentamento e, até mesmo, depressão.

Temos a sensação de que estamos desprotegidos, frágeis, vulneráveis, ameaçados, inseguros e expostos. O medo tem como função nos preservar de riscos, pois perderíamos a capacidade de avaliar o que poderia ser ou não algo perigoso para nós.
Em doses altas, essa emoção pode nos paralisar, impedindo o conhecimento de novos aprendizados, novos lugares e pessoas. Em falta, pode gerar riscos significativos a nossa vida e a vida de outros.

Quer dizer que estamos repugnados, enjoados, recusando algo ou alguma pessoa. Essa emoção tem como função principal a proteção do nosso organismo de possíveis contaminações. De forma intensa, o nojo pode fazer com que evitemos a ingestão de alimentos importantes e saudáveis para nossa saúde, além de adquirirmos uma rotina de limpeza e banho excessivos. Em baixos níveis, pode trazer perigos ao nosso organismo com contaminações e doenças.

Temos a sensação de estarmos sendo ofendidos, injustiçados, violados, desrespeitados e agredidos. Ela existe como objetivo de nos proteger da violação de limites, difamações etc.
Em excesso, pode nos deixar explosivos com o outro e com as coisas, trazendo prejuízos pras nossas relações de um modo geral. Em doses baixas, pode nos tornar passivos nas nossas relações, não deixando clara a nossa opinião e os nossos limites pessoais.

Nos traz a sensação de desprestígio, desvalor, incapacidade, desprezo e de que estamos perdendo algo. Ela tem como função principal de mostrar para os outros que precisamos de acolhimento e cuidado, além de nos fazer refletir sobre os nossos comportamentos e sobre as nossas escolhas não tão boas.
A tristeza em alta intensidade, pode nos levar a depressão e a dificuldade de ver sentido e graça na vida. A ausência dessa emoção, pode representar baixa conexão com as pessoas e a dificuldade de compreensão com o sofrimento do outro. 🗣️ Agora queremos saber de você
Como você está se sentindo?